Olá, pessoal!
Dia 05 de Novembro é o dia dedicado a todos nós, Designers de Plantão.
Desde já, parabenizo a todos os amantes de Design, que estudam e dão valor a real arte da criação.
Sou publicitária mas sempre me dediquei a área de criação, que é 100% do Design. Ainda não temos a profissão de Designer reconhecida no país, e muita gente ainda não faz ideia do que faz um Designer. Mas mesmo assim, amamos o nosso trabalho e, a cada dia, surgem novos profissionais e adeptos ao design, o que torna o mercado muito mais competitivo, e por que não dizer, criativo.
O Dia do Designer, em vigor desde 1998, foi instituído em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927. Como um dos designers mais importantes de sua época, Magalhães desenvolveu projetos conhecidos nacional e internacionalmente, como a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro. Participou do grupo de vanguarda “O Gráfico Amador” em Recife, na década de 60. Na mesma época, ganhou os principais concursos brasileiros de desenho de símbolos. Em 1962, participou da criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e, em 1980, assumiu a Secretaria de Cultura do MEC.
Bom, como todos já devem saber, ser Designer não é nada fácil, não é mesmo?
Se você pensa que por ser Designer, você terá uma vida de loousho e cheia de glam, só porque um Designer é cheio de atitude e lança tendências de moda, engana-se, queridinho! (By Ximbica e Paola Bracho)
Na minha opinião, "ser Designer é":
- Ser multifuncional ao cubo;
- Ser chato(a) aos olhos dos outros pelo fato de ser tão perfeccionista;
- Tentar decifrar briefings que são praticamente hieróglifos;
- Possuir uma bolinha de cristal ou outro talismã que possa ajudá-lo na hora criação;
- Solicitar uma luz divina de inspiração no momento do bloqueio criativo;
- Sofrer com tendinite no pulso e as pessoas ainda acharem que a munhequeira faz parte do teu visual rebelde e estiloso de um designer;
- Ser apresentado(a) aos amigos da família e quando perguntam o que você faz, sua mãe, avó ou tia nuca sabem explicar, resumindo-se na frase: Ah, ele(a) mexe com computador!
- Ficar parado na frente de um PDV, Outdoor ou outra mídia externa, por um tempo infinito, analisando cada detalhe estético da peça;
- Fazer coleção de cartões de visita, flyers, folders, revistas e afins, para ter boas referências criativas e todo mundo perguntar: Mas para que tanto papel (pra não dizer lixo) guardado??
- Ficar hooooras escolhendo a tipografia para o layout;
- Desconstruir o design alheio, sendo que as outras pessoas acharam a arte linda;
- Sofrer com as inúmeras alterações solicitadas pelos clientes que "acham" que tem sempre a razão;
- Virar noites sem dormir para entregar tudo no prazo;
- Ser um bebedor compulsivo de café, energéticos ou refrigerantes que contenham cafeína;
- Ter fones de ouvido praticamente grudados na sua cabeça, 24hs por dia;
- Ser egocêntrico e sofrer com o sucesso vizinho;
- Ter a mania de ser um super-herói e deixar tudo para a última hora, fazendo coisas absurdamente surreais;
- Ter uma paciência de Jó com os clientes chatos, mas na realidade, passar o dia inteiro maquinando planos diabólicos para exterminar com eles da face da Terra;
- Passar dias pensando, tentando encontrar um bom conceito para a campanha do cliente;
- Acordar dia após dia, sonhando com a merecida folga ou férias, e mesmo assim, não passar um dia sem pensar ou fazer Design.
- Mesmo explodino de stress, todos os ítens acima tornam-se irrelevantes, pois o AMOR e a PAIXÃO incondicional ao Design, sempre falarão mais alto no coração de cada um de nós.
Se quiser colaborar com mais alguma idéia sobre "Ser Designer é", ou sites relacionados ao tema, deixe um comentário expondo o seu amor/ódio pela nossa querida, amada e idolatrada, arte de ser Designer.
Por isso, em comemoração ao Dia do Designer, deixo aqui dois cartazes muito conhecidos e divulgados na Internet, que retratam um pouco da vida diária do profissional de Design. O primeiro, criado pela apDesign – Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul. O segundo, criado há alguns anos atrás pelos colegas de faculdade Haro Schulenburg e Jonathan Prateat. Confiram:


E deixo também, duas dicas para dar boas risadas naqueles momentos de descontração, em meio a turbulência diária da vida de um Designer.
Hugs! ;)
Tweet
0 comentários:
Postar um comentário